segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Quando a música de faz oração...



A música e a oração

                É impossível dizer que a música não nos ajuda a rezar.Essas poesias que são cantadas em nossas Missas, Adorações, momentos de louvor ou até mesmo na solidão de nosso quarto, no momento de angustia nos elevam e aproximam de Deus. A música nos levanta nos momentos de tristeza, nos da um novo animo para lutar por aquilo que queremos. Sou um leigo nesta questão musical, composições ou notas musicais, mas sei bem o que ela pode nos fazer nos momentos difíceis.Tive na semana passada e hoje uma experiência com Deus através de uma música, tanto é que a coloquei na PlayList do Blog para que não somente eu, mais outras pessoas tenham a mesma experiência com ela, o nome dela é “O Amado – Walmir Alencar”. Ela em suas simples letras falavam muito naquele momento que em que eu precisava, disse o que eu precisava ouvir, eu tinha até me esquecido de como era bela a música, já que ela tinha se perdido em meu computador. Enfim em uma tarde organizando o Blog cliquei e no momento certo que precisava de um conforto e respostas de Deus ela veio e consolou meu coração. Caros leitores, Deus usa das mais simples ferramentas para falar conosco, usa até mesmo uma música com menos de quatro minutos para dizer aquilo que meu coração precisava ouvir: “Como não te ouvir? Tua voz queima-me”, eu não tinha palavras naquele momento, mas aquela música se fez oração em minha vida.

                A música no mundo de hoje anda muito banalizada em alguns meios, quando tira do homem a visão moral que ele tem, músicas que banalizam a sacralidade da família, os amigos, a castidade. Vemos cantores compondo verdadeiros cultos ao corpo e ao sexo. Não quero ser moralista, longe de mim, mas penso que a música deve falar de amor, um amor sincero e que deve nos transmitir aquilo que nosso coração quer dizer e que nossos lábios ainda não acharam palavra para expressar.


                A canção que se faz oração é aquela composta com o coração, quem em um momento difícil de sua vida não se emocionou ao ouvir “Noites Traiçoeiras”? “Ainda se vier noites traiçoeiras, se cruz pesada for Cristo estará contigo, o mundo pode até fazer você choras mais Deus te quer sorrindo...”, varias pessoas encontraram forças somente ouvindo esta música, pois para elas não é somente uma música, mas Deus que fala “Seja qual for o seu problema fale” Comigo meu filho amado. Já ouvi testemunhos de que mesmo no leito da enfermidade, quando a família estava já sem esperanças e sem mesmo a fé em Deus, o enfermo ao escutar essa música, ele mesmo deu forças à família e a si próprio para seguir naquele momento difícil de tratamento médico, o que é isso se não uma “Poesia Católica” cantada em nossos lábios com a voz de Deus!

                Nossas celebrações são mais enriquecidas com as letras e melodias entoadas por aqueles que foram agraciados por Deus com o dom musical. A Santa Missa ou outra celebração bem cantada eleva não somente o povo de Deus ao mistério ali celebrado, mas também ajuda ao próprio celebrante a se concentra e a celebrar com mais alegria. Vejamos os cantos gregorianos, um tesouro da Igreja Católica, cantos esses que em suas letras, melodias e simbolismo nos elevam aos céus. Conseguimos tocar a Deus através de sua musicalidade, ou como ouvi de uma senhora humilde dizer e que resume o que todo ele: Parecem um coro de anjos de Deus.

                E por fim termino com o dizer de um grande Santo de nossa Igreja “Quem canta reza duas vezes”, que Deus possa inspirar cada vez mais pessoas para que com suas vozes e composições possam nos enriquecer e nos elevar a Deus com suas belas músicas e composições, e peço a Santa Cecília padroeira dos músicos que possa estar sempre abençoando seus dons. 


Um comentário: