terça-feira, 6 de novembro de 2012

Santos Mercedários

 6 de novembro festa de todos os Santos Mercedários

Santos Mercedários, personificação de amor do Deus que redime.


Mártires Mercedários 
Celebrar nossos santos é fazer memória daquelas pessoas que vieram da grande tribulaçãoe alvejaram suas vestes no sangue do cordeiro[1], e que são testemunhas admiráveis e revigoram constantemente a Igreja de Cristo nos estimulando a ser também exemplo na caridade e no serviço redentor[2].
Por isso, hoje fazemos memória dos santos da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, ou como também é conhecida, Ordem Mercedária.
Esta Ordem Religiosa foi fundada em 1218 por São Pedro Nolasco, a pedido de Nossa Senhora das Mercês (daí o nome Mercedários) para que fossem libertados os cristãos que se faziam cativos pelos muçulmanos.
Nosso grande diferencial é o que chamamos de “voto de sangue”, o nosso quarto voto. Além dos três conselhos evangélicos da vida religiosa, pobreza, castidade e obediência, “consagramo-nos a Deus com um quarto voto particular, em virtude do qual prometemos dar a vida, se necessário, como Cristo a deu por nós, a fim de salvar os cristãos que se encontram em extremo perigo de perder sua fé, nas novas formas de cativeiro.”[3]
Para cumprir esta missão, muitos religiosos entregaram suas vidas em favor do povo,derramando seu sangue e com ele, regando frutos de santidade, que até hoje servem de exemplo para a caminhada de fé e de amor a Deus.
Ainda que passando por sofrimentos, nossos santos guardaram sua fé conquistando assim, a coroa imperecível que está reservada aos que perseveraram[4]em santidade.
A exemplo dos santos mercedários, espelhemo-nos assim, para bem vivermos as bem aventuranças  evangélicas, sem murmurar, mesmo diante da opressão, libertando assim, nossos irmãos de tantos cativeiros, sendo para o mundo, espelhos da misericórdia divina.
Pedimos ao Pai que assim como deu aos santos mártires a coragem do testemunho entregando suas vidas, que ele dê também a nós a graça de sermos testemunhas fiéis do vosso Filho[5], dando a vida se necessário pela salvação do próximo.

Voc. Josimar Júnior



[1] Cf. Apocalipse 7, 14
[2] Cf. Missal Romano – Prefácio dos Santos II
[3] Cf. Constituições da Ordem da B. V. Maria das Mercês - 14
[4] Cf. 2 Timóteo 4, 7
[5] Cf. Liturgia das Horas – Todos os Santos – II Vésperas

Nenhum comentário:

Postar um comentário