domingo, 25 de novembro de 2012

Cristo o Rei do Universo e centro de nossas vidas

Ilustração de Cristo Rei


Cristo o Rei do Universo e centro de nossas vidas


Neste domingo a Igreja de todo mundo celebra o fim de seu calendário litúrgico, ou seja, podemos dizer em uma linguagem bem atual que celebramos a virada do ano, o réveillon da Igreja, nós bem sabemos que o ano civil, aquele que nós usamos em nossos calendários tem o seu fim no dia 31 de dezembro de cada ano, já o ano Litúrgico usado para estabelecer às celebrações da Igreja termina no ultimo domingo to tempo comum, o 34º e ele tem o seu fim com a grandiosa festa na qual coroamos Jesus Cristo como o Rei do Universo.
                No Evangelho de hoje vemos Pilatos indagado a Jesus sobre o seu reinado com a seguinte pergunta: “Então tu és Rei? (Jo. 18,37) e Jesus logo o responde “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”(Jo. 18, 37). Na Liturgia da Palavra de hoje nos lembra que o Cristo, não é o Rei deste mundo terreno, com limites de reinado ou de terras como as dos reis que conhecemos, mas sim, o Rei de todo o universo, sem limites de terras ou reinado, Ele é o soberano de todo o ser vivente. A Liturgia nos remete a um reinado universal do Messias. Na vida publica de Jesus sempre o notamos fugindo do titulo que lhe queriam impor: “o Rei dos Judeus”, texto esse colocado numa tábua acima do madeiro da Cruz em que ele foi pregado. Vemos um  Jesus que nos mostra o além do seu reinado, mostra a humildade de um Deus que desce de seu trono glorioso e se faz semelhante aos homens exceto no pecado, abraçar o madeiro da Cruz, dar-se como sacrifício Único e Santo no alto de uma montanha.É este mesmo Jesus que hoje nós com toda a Igreja  coroamos como o Rei do Universo.
Cristo Rei do Universo
Qual Rei na sua maior humildade daria a vida por todos os seus súditos? Qual Rei se faria oferenda para salvar a todos? Qual Rei perdoaria os próprios assassinos? Qual Rei nos ensinaria a chamar a seu pai de “Pai de Nosso”? Esse Rei tem um nome, este Rei tem uma face é Jesus, Ele este Rei que hoje toda a Igreja grita com voz forte através da Sagrada Liturgia como o Rei de todo o Universo, autor de toda a criação e Senhor de nossas vidas. O reconhecemos como o Alfa e Ômega, como nosso principio e fim(Ap 1,8).
Somos lembrados através desta solenidade a nos perguntar: será que Cristo Reina em minha vida? Em minha casa? No meu coração? Não adianta somente ir à Missa, ouvir as leituras se não O colocamos no centro de nossas vidas! Temos que deixar que Ele reine em nosso coração, mostrar a humanidade o quão doce é este Rei e levá-lo para aqueles que ainda não o conhecem e nem o amam.
Hoje nós Cristãos Católicos Apostólicos Romanos somos convidados a fazer deste Jesus o Rei de nosso coração, centro de todos os nossos projetos e realizações, e que na próxima semana ao celebrarmos o 1º Domingo do Advento, possamos já começar a preparar nosso coração para a chegada do Menino luz, preparando os caminhos, aplainando todas as veredas para recebermos do Emanuel o “Deus conosco” o Rei de Nossas vidas! 


Viva o Cristo Jesus, o Rei do Universo!
Por: Junior Diniz

Um comentário:

  1. Atraves do meu amigo Rodrigo venho conhecer seu blog, que por sinal é bem bacana! Parabéns por evangelizar!
    PAZ E LUZ!

    ResponderExcluir