domingo, 4 de novembro de 2012

O Cerco de Jerico, um pedido da Mãe de Deus!

Cerco de Jericó da Paróquia São Sebastião de Varre-Sai-Rj, Foto: Pascom




O Cerco de Jericó, um Pedido da Mãe de Deus!

“Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias” (Hb 11,30)

Muitas de nossas paróquias do Brasil e do mundo fazem este tão belo momento de oração e unidade das comunidades em torno do Santíssimo Sacramento, mas você sabe como surgiu esse movimento Eucarístico?

“O Cerco de Jericó consiste em uma oração de sete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto”

                Podemos ver no antigo testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo tomasse possa da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza que era praticamente impossível de ser passada ou derrubada, mas “nada é impossível para Deus” (Lc 1, 37). Ao chegar junto a grande muralha de Jericó, Josué olhou para o alto e viu um Anjo do Senhor, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas.
                Josué e todo o povo de Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram... (Cf. Js. 6)
                Pois bem nos nossos tempos atuais quando João Paulo II foi eleito ele devia ir a Polônia em 1979 para a comemoração do martírio de Santo Estanislau, um bispo de Cracóvia, e essa seria a sua primeira visita como Papa a sua terra natal, mas eram tempos difíceis para todos daquela pátria pois reinava em sua amada Polônia do regime comunista, era o inicio da ruína do comunismo ateu e da queda do muro de Berlim, Deus e sua Santíssima mãe tinham algo preparada à aquela pátria para livrá-los do espírito ateu que os cercava.
                Em meados de novembro do ano de 1978, sete semanas após o Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da polônia que dizia assim: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio do ano de 1979, na Cidade de Jasna Gora ( Um Santuário Mariano da Polônia), um congresso do Rosário: Sete dias e sete noites de Rosários consecutivos diante do Santissimo Sacramento exposto”
                O Pedido da Virgem então foi levado a Mons. Kraszewski, bispo auxiliar da comissão Mariana do Episcopado e diante de tão grandioso pedido ele respondeu: “É bom rezar diante do Santíssimo Sacramento exposto: é bom rezar o Terço pelo Papa: é bom rezar em Jasna Gora. Podeis fazê-lo”. Depois também levar a mensagem ao bispo de Czestochowa que era presidente da comissão Mariana do Episcopado, Mons. Stefano Barata alegrou-se com o projeto, mas em meio ao regime comunista aconselhou-os a não darem o nome de “Congresso” mas sim “Cerco de Jericó” para maior facilidade na sua organização.
                Em meios um pedido da Mãe de Deus aquele povo fervoroso e ansioso para receber o seu amado Papa, filho da Polônia deu o inicio ao clamor da Mãe de Deus que pedia a “Recitação do Santo Rosário”, o Padre reitor de Jasna Gora aprovou aquela iniciativa, mas não queria que se realizassem em maior por conta dos preparativos para a vinda do Santo Padre, e lhes disse “Seria melhor em abril”. “Mas a Rainha do Céu deu ordens para que se organizassem esses Rosários permanentes na primeira semana de Maio”, respondeu o Sr. Anatol, então o Padre aceitou, recomendando-lhes que fossem evitadas as perturbações.
                Mas a Mãe de Deus sabia que o Cerco de Jericó não iria perturbar a visita do Santo Padre pois ele não viria a Polônia, logo a seguir as autoridades recusaram o Visto do Papa e ele não pode assim fazer a visita Apostólica a sua Pátria. Isso não desanimou o povo polonês, mas sim os animou a redobrarem as orações, redobrarem os “Assaltos de Rosários ao Santíssimo Sacramento” pela visita de seu ilustre Papa polonês!

2 de junho de 1979: A histórica visita do Papa à Polônia

                E, no dia 07 de maio, ao mesmo tempo que se findava o Cerco, caíram “as muralhas de Jericó”. Um comunicado oficial anunciava que o Santo Padre visitaria a Polônia de 02 a 10 de junho, já esta história você já sabe, o povo polonês viveu intensamente a visita de seu Papa, dias de muitas alegrias, de imensa demonstração de fé e de uma gratidão inigualável a Santíssima Virgem Maria. Por fim João Paulo II no fim de sua visita consagrou toda aquela nação e seu Episcopado ao Doloroso e Imaculado Coração de Maria, diante de um milhão e quinhentos mil fieis reunidos em Blonic Kraskoskic. Foi a apoteose!
                Tendo visto esta grande vitoria, a Santíssima Virgem pede que se faça sempre o Cerco de Jericó a cada vez que o Papa fizesse sua peregrinação apostólica. “O Rosário tem um poder de exorcismo, ele torna o demônio impotente” dizem os amigos da polônia.
                Quando ocorreu o atentado ao Santo Padre, em 13 de maio de 1981, os poloneses lançaram um novo de grandioso “Assaltos de Rosários” pela saúde de seu Papa, e assim foi feito João Paulo II teve seus inesperado restabelecimento, e novamente o demônio se curvou diante da força da recitação da oração da “Ave Maria”.

Nossa Senhora da Eucaristia

                Sendo assim a Virgem Santíssima pediu a uma fervorosa alma que se fizesse no mundo inteiro, em todas as nações e continentes do “Cerco de Jericó”: “Ide ao Canadá, aos Estados Unidos, à Inglaterra e à Alemanha para salvar o que ainda pode ser salvo”, se queremos ter a vitoria organizemos e elevemos nossas almas na oração fervorosa dos “Assaltos de Santos Rosários” junto ao Santíssimo Coração Eucarístico de Jesus através do “Cerco de Jericó”


(Fonte de inspiração: explicação sobre o Cerco de Jericó, Paróquia São Sebastião de Varre-Sai-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário