quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Onde estava Deus?



Onde estava Deus?

                Diante dos últimos acontecimentos em nosso país aonde todos vimos os sofrimentos de tantos jovens, pais, mães, irmãos e amigos naquela infeliz noite em Santa Maria-RS podemos nos perguntar onde estava Deus naquele momento de dor? Por que Deus não os defendeu? Por que Deus não agiu em favor daqueles jovens? Quantas pessoas no mundo inteiro não se fizeram essa pergunta ou ainda não a faz diante de tantos acontecimentos. O difícil é ter a resposta desta pergunta ainda mais nós, miseráveis criaturas. Em um discurso S.S. o Papa Bento fez esta mesma pergunta diante da maldade do nazismo em uma visita ao campo de Auschwitz, o Santo Padre então pergunta “Onde estava Deus?”, aquela sua frase repercutiu em toda imprensa mundial, muitos jornalistas maliciosos logo questionaram “o Papa perdeu sua fé?” e diante desta pergunta o vigário de Cristo nos trouxe em sua grande humildade a resposta: Como nós podemos adentrar no mistério de Deus, nós criaturas tão falhas, Deus se mostra presente até mesmo quando nós não acreditamos que Ele esteja ali, naquele lugar de dor e desolação.

                Muitos nesses últimos dias quiseram julgar aqueles jovens que morreram “Ah se eles estivessem na igreja não teriam morrido” ou “Morreram porque estavam numa boate Deus pesou sua mão sobre eles”, perai será que eles também não eram filhos e filhas de Deus? Será que eles não eram amados de Deus ou só o que esta na Igreja é amado? Como não se lembrar das palavras do Papa João Paulo II quando pediu a juventude “Precisamos de Santos que usem calça jeans e bebam coca-cola! Precisamos de santos que ouçam musica e dancem!”, muitos daqueles jovens eram jovens de Deus, pessoas que apenas queriam se divertir e que mal há em se divertir? Somente Deus conhece os corações, somente Ele sabe o que se passou naqueles corações no momento derradeiro da vida de cada um deles, e tenho certeza de que diante daquele momento de desolação nasceram ali em meio à dor mais santos, jovens que deram sua vida pelos seus semelhantes, que podem até não serem levados aos altares, mas são conhecidos no coração de Deus.

                Mas onde estava Deus? Adentrando novamente a este mistério que nos cerca a todo o dia e que falou mais alto diante destes últimos acontecimentos podemos ver Deus na figura de tantos jovens que conseguiram sair daquela boate, mas, decidiram voltar e arriscar suas vidas para salvar seus amigos, e se olharmos com mais profundidade vemos o sacrifício do amor pelo próximo, o ser humano que se mostra bom, o homem que se compadece de seu semelhante como Deus se compadeceu de nós ao mandar o seu bem mais precioso seu Amado Jesus para morrer por nós. Deus se fez presente em cada bom ato, em cada coração, em cada lagrima que escorreu dos olhos de tantas pessoas e ainda continuará a se fazer presente a cada dia preenchendo o vazio deixado por tantos filhos no coração de seus pais, por tantos sonhos apagados.

                Deus esta no coração daquele que sofre, pois perdeu alguém especial, pois perdeu seu tesouro, pois perderam os seus filhos. Quantas mães que não perderam um só filho mais perderam todos, e vem mais uma vez gritante, mas onde estava Deus que não protegeu meu filho da morte? Perguntas que nos levam a cair no mistério de um ser superior a nós pobres criaturas e a única forma de entendermos este Deus é somente com nossa fé Nele e em seus planos, pois se não tivermos a fé necessária acabaremos sendo juízes Deus o culpando de todo o mal existente no mundo, por todas as desgraças que pensamos Ele permite acontecer, por tantos sonhos tirados sem um motivo. Por fim, diante deste grandioso mistério que nos encontramos cabe-nos dizer como o Profeta Daniel diante da dor de Israel: “Só o nosso Deus pode-nos salvar” (Cf. Dn 3, 17) e como o salmista reconhecer a bondade de Deus diante das tribulações e que somente Ele é nossa esperança, consolação e único repouso “o Senhor é meu pastor: nada me falta... ainda que eu passe pelo vale tenebroso nenhum mal temerei, Porque Tu estás comigo” (Sl. 23).

Que o Senhor de bondade possa consolar as famílias que perderam seus entes queridos, estamos todos em oração e rogamos que a Santa Maria a Mãe de Jesus esteja a interceder por cada um dos feridos.

2 comentários:

  1. Lindo este texto, traduz a voz de muitos católicos que estão buscando responder para estas famílias que neste momento estão se perguntando: "Onde está Deus?"!

    Deus te abençoe meu caro!

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo meu amigo... Fico sempre feliz ao saber que as pessoas gostam de ler meus artigos, não sou lá um escritor como você não é verdade, mas em minha limitações gosto de escrever o que me vem ao coração e o que me vinha era essa pergunta e ao mesmo tempo esta afirmação... Que bom que gostou!..

    Forte Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir