terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"O Tempo da Fé"

Fiéis rezam na praça de São Pedro


As atualidades que nós vemos hoje em nossa Igreja não teriam tempo melhor para acontecer do que a Quaresma, um período em que todo o povo de Deus é convidado a voltar-se ainda mais para o mistério de Deus e se preparar para o momento mais especial da nossa fé que é a Paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pois bem, voltemo-nos para os últimos acontecimentos, a renuncia do Santo Padre o Papa Bento XVI, muito se é comentado, muito se é dito sobre este ato de coragem do Papa, mas, grande parte da mídia aproveita para poder lançar suas opiniões maliciosas. Caros leitores, estamos em um mundo que prega a não necessidade da fé, a não existência de Deus ou também se Deus existe não dependemos Dele para podermos viver, ou seja não precisamos da Igreja e nem de seus velhos ensinamentos.

A renúncia do Papa nada mais é que um imenso gesto de amor de um homem apaixonado por Deus e por sua Igreja, um homem que não se prendeu ao poder a ele confiado, um homem que se mostrou o mais simples de todos os servos chegando até mesmo a se considerar “inútil” para a Igreja naquele momento; perante a isso podemos lembrar daquele trecho parábola que nos narra o Evangelista Lucas “quando tiverem feito tudo o que for ordenado, devem dizer: 'Somos servos inúteis; apenas cumprimos o nosso dever'”(Lc. 17, 10), Bento XVI considerado o maior teólogo vivo se reconhece pequeno e entrega a si e a Igreja ao bondoso Deus e aos seus insondáveis planos, um ato de coragem, um ato de desprendimento e acima de todo um ato de amor por um homem de extrema fé e confiança em Jesus.

Papa Bento XVI em seu ultimo Aneglus
Esperei este tempo todo para também poder escrever sobre esse ultimo acontecimento, confesso também ao receber a noticia da renuncia do Papa há primeiro tempo eu não entendia, eu pensava como pode? Como um Papa pode largar a barca de Pedro? O que será da Igreja? Mas após parar e acalmar meu coração puder ver pela face serena do Santo Padre seu amor pela Igreja, puder ver que ele queria nada mais que o melhor para um dos bens mais preciosos que nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou a Santa Igreja. Pude ver nesses últimos dias Católicos de verdade, Católicos que amam o Papa e que estão com ele em suas decisões, mesmo que essas decisões nos causem a principio certo espanto, mas ao ver a face serena de seu pastor podem ver nele o tamanho amor por Cristo e chegar ao ponto de ver em sua face tranqüila a vontade de Deus para a sua Igreja.

Mas nem tudo são flores, sabemos muito bem que o mal existe e que sim é capaz da fumaça de satanás entrar no coração do homem para semear a discórdia entre os filhos de Deus, os filhos das sombras que tentam cegar os filhos da luz semeando a discórdia é a mentira. O que mais vemos na mídia nestes últimos dias são acusações contra a Igreja, poucas emissoras focaram suas câmeras em Cristãos rezando pelo seu Papa, poucas vezes vimos a mídia entrevistando algum católico de verdade que diz: “ Sim amamos o Papa e estamos com ele”, o que se vê é uma mídia que mostra cada vez mais ser contra uma Igreja que protege seus costumes e seus ensinamentos, que tentando através da opinião publica maliciosa uma mudança forçada de seus ensinamentos e sua maneira de pensar, pois para eles a Igreja nada mais é do que uma instituição ultrapassada que não se adéqua aos anos que vive. 

A resposta dada pelos católicos a tantas coisas levantadas sobre a saída do Papa esta em seu ultimo Angelus, mais de 100 mil pessoas lotaram a Praça de São Pedro com faixas de agradecimento ao seu Sumo Pontífice mostrando “Estamos com o senhor Santidade nós sempre te amaremos!”, podemos dizer até mais, podemos ir além dizendo que a mídia por mais que lute contra a Igreja se assusta ao ver o poder que esta ainda tem sobre os homens, pois a voz da Igreja, a voz do Papa é a própria Voz de Deus que ecoa no mundo!

Sabe quem realmente é Papa Bento? Papa Bento é um homem que renunciou ao maior poder da Igreja Católica Apostólica Romana, não por medo, mas por amor. Um homem que renunciou um a funeral de tantos dias e visitado por tantos chefes de Estado para ter um fim de vida sereno trancado em um mosteiro com uma vida de contemplação e oração pela Igreja que ele tanto ama. Joseph Ratzinger é um homem humilde que sempre quis o melhor para Deus, um homem que mostrou ao mundo que o maior de todos os servidores também se torna o menor dos servos, ele foi um grande Papa que fez a Igreja lembrar-se que sim temos que ter fé, pois é ela que nos move cada vez mais para perto da Verdade que é Deus; Ratzinger foi um homem que não se intimidou perante o mundo e disse “Meu compromisso é com a verdade” e foi essa verdade que ele defendeu até o fim e será para esta Verdade que ele rezará pelo bem da Santa Igreja. Pois bem Joseph Ratzinger será sempre lembrado nos livros como o Papa que renunciou, mas para os Católicos de verdade ele será o Papa APAIXONADO pela Igreja.

Somos convidados neste tempo Quaresmal a rezar pela Santa Igreja, Pelo Papa e por seu sucessor, para que ele tenha forças para conduzir a barca de Pedro por um mundo tão conturbado e confuso que precisa cada vez mais conhecer o Amor de Deus, e termino com a passagem tão conhecida por nós do Evangelho de São Mateus, passagem esta que deve sempre gritar em nosso coração com um chamado a amar cada vez mais o Papa e a Santa Igreja: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja" (Mt 16,18)


Nenhum comentário:

Postar um comentário