terça-feira, 5 de março de 2013

Católicos do Brasil e do mundo rezam pela eleição do novo Papa


Católicos estão empenhados na intercessão pela eleição do novo Pontífice da Igreja

Enquanto a fumaça branca da Capela Sistina não sobe aos céus, muitas orações já têm sido elevadas a Deus em favor da eleição do novo Pontífice. Fiéis de todas as partes do mundo imploram a Deus o sucessor de Pedro. Entre os orantes estão diversas dioceses espalhadas pelo Brasil que promovem momentos de oração, Missas, vigílias e outras iniciativas em prol do Conclave.
Diocese de Campinas realiza a Vigília Eucarística pela eleição do novo Sumo Pontífice, na próxima quarta-feira, 6. O momento de intercessão tem início às 8h15 com a celebração da Eucaristia, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na próxima segunda-feira, 11, todas as paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora irão celebrar a Eucarística na intenção do Conclave. A Missa a ser celebrada é própria do período de Sé vacante, conforme informou a Cúria Metropolitana da Arquidiocese. As iniciativas são orientações do Arcebispo Dom Gil Antônio, que tem recomendado a todas as paróquias a promoção destes momentos de intercessão.
Jovens da Arquidiocese de Belo Horizonte vão realizar uma vigília de oração no dia 15 de março, às 22h, no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. Na programação, estão previstas Missa e Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Na Arquidiocese de Natal, o arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, orientou – por meio de carta – aos párocos e membros de sua comunidade eclesial:
“O espírito de comunhão, especialmente durante esse tempo litúrgico da Quaresma, torne fértil o ambiente de nossas comunidades para a tomada de iniciativas, como a celebração da Missa pela eleição do novo Papa, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, a exortação aos fiéis para mais aprofundado conhecimento sobre o ministério do Papa, e nos coloque em estreita união com os cardeais brasileiros eleitores: Dom Raymundo Damasceno, Dom Odilo Scherer, Dom Geraldo Majella Agnello, Dom Claudio Hummes e Dom João Braz de Aviz.”
Na Diocese de Roma, três monjas contemplativas, vindas do México, foram autorizadas a saírem da clausura para se revesarem em oração na capela da Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante os trabalhos do Colégio Cardinalício e do Conclave.
Estas são apenas algumas das inúmeras iniciativas que acontecem pelo Brasil e pelo mundo para que os cardeais escolham o novo Papa segundo a inspiração de Deus.
Durante o período da Sede vacante, os fiéis são convidados a unirem-se em oração e a “implorar de Deus o novo Papa como dom da sua bondade e providência”. A orientação parte da Constituição Universi Dominici Greci, escrita pelo Papa Beato João Paulo II, em fevereiro de 1992.
Nesta constituição, o Santo Padre estabelece que em todas as cidades se “elevem humildes e instantes preces ao Senhor (cf. Mt 21,22; Mc11,24), para que ilumine o espírito dos eleitores e os torne de tal maneira concordes na sua missão, que se obtenha uma rápida, unânime e frutuosa eleição, como o exigem a salvação das almas e o bem de todo o Povo de Deus”.

Fonte: cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário