sexta-feira, 24 de abril de 2015

Conheça a Arquidiocese Militar do Brasil




Você sábia que há uma Arquidiocese no Brasil responsável pelo zelo e cuidado dos Soldados e de suas famílias? 

Cerimônia de posse do novo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães

Ordinariado ou Arquidiocese Militar do Brasil


Dom Fernando José Monteiro Guimarães
Arcebispo Militar do Brasil



O Ordinariado ou Arquidiocese Militar do Brasil é uma circunscrição eclesiástica  da Igreja Católica  no Brasil , subordinada diretamente à Santa Sé , participa do Conselho Episcopal Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil . A sé  episcopal  está na Catedral Militar Santa Maria dos Militares Rainha da Paz , na cidade de Brasília , no Distrito Federal .


O Ordinariado Militar do Brasil organiza e coordena os serviços de todas as capelanias militares  católicas  do Brasil.







Capelão


Capelão Militar do Exercito

Capelão é um ministro religioso (Padre) autorizado a prestar assistência religiosa e a realizar cultos religiosos em comunidades religiosas, conventos, colégios, universidades, hospitais, presídios, corporações militares e outras organizações. Ao longo da história, muitas cortes e famílias nobres tinham também o seu capelão.


O Sacerdote que se torna capelão militar não somente vive no meio militar, como também usa a farda da força armada a que pertence, tornando assim não somente um soldado, mas sim um sinal visivel de Deus no meio das forças armadas.



Capelania militar


Também chamada de capelania castrense. O capelão militar é um ministro religioso  encarregado de prestar assistência religiosa a alguma corporação militar (exército , marinha , aeronáutica , Polícias Militares  e aos Corpos de Bombeiros Militares ). Nas instituições militares existem as capelania católicas e evangélicas, as quais desenvolvem suas atividades buscando assisitir aos integrantes das Forças nas diversas situações da vida. O atendimento é estendido também aos familiares. A atividade de capelania é importante no meio militar, pois contribui na formação moral, ética e social dos integrantes das Unidades Militares em todo o Brasil. Para se tornar um Capelão Militar, o interessado deve ser Ministro Religioso - Padre, Pastor, etc., com experiência comprovada no Ministério Cristão, e ainda ser aprovado em concurso público de provas e títulos. Ao ser aprovado no concurso específico, o militar capelão é matriculado em curso militar de Estágio e Adaptação de Oficial Capelão.


Capelania Militar Católica


Dom Osvino José Both
Arcebispo emérito Militar do Brasil

A Capelania Militar Católica no Brasil é garantida por força do acordo diplomático celebrado entre o Brasil e a Santa Sé, assinado no dia 23/10/1989. Por força deste acordo a Santa Sé  criou no Brasil  um Ordinariato Militar para assistência religiosa aos fiéis católicos, membros das Forças Armadas. Este Ordinariato Militar é canonicamente assimilado às dioceses, e é dirigido por um Ordinário Militar. Este prelado goza de todos os direitos e está sujeito a todos os deveres dos Bispos diocesanos. O Ordinário Militar deve ser brasileiro nato, tem a dignidade de Arcebispo e está vinculado administrativamente ao Estado-Maior das Forças Armadas, sendo nomeado pela Santa Sé, após consulta ao Governo brasileiro. O Estatuto do Ordinariato Militar foi homologado pelo decreto Cum Apostolicam Sedem, de 02/01/1990, da Congregação dos Bispos.



Normas católicas 


A assistência religiosa aos militares católicos é prevista no Concílio Ecumênico Vaticano II  no Decreto Christus

Dom José Francisco Falcão de Barros
Bispo Auxiliar da Arquidiocese Militar
Dominus, de 28 de outubro de 1965, que assim definiu: «A assistência espiritual aos militares exige cuidados especiais. Por isso, deve-se estabelecer um vigário castrense para toda a nação. Vigário e demais capelães cooperem com os bispos diocesanos na árdua tarefa a que se dedicam. Os bispos devem ceder ao vigário castrense um número suficiente de sacerdotes aptos ao exercício dessas funções e favorecer as iniciativas em favor do bem espiritual dos militares.» O Código de Direito Canônico em seu cânon 569 limitou-se a determinar que «os Capelães militares regem-se por leis especiais». Este assunto foi regulamentado pela Santa Sé através da Constituição Apostólica Spirituali Militum Curae, de 21 de abril de 1986. Nesta Constituição Apostólica foram estabelecidas «certas normas gerais, válidas para todos os Ordinariatos Militares - chamados até agora de Vicariatos Castrenses - que devem depois ser completadas, no quadro desta lei geral, com os estatutos instituídos pela Sé Apostólica para cada Ordinariato.»

Ordinariado Militar Católico do Brasil



No Brasil , o Ordinariado Militar do Brasil foi ereto canonicamente em 6 de novembro  de 1950  como Vicariato Castrense do Brasil.


Arcebispos militares do Brasil


Dom Osvino José Both : 2006  - Atual Arcebispo.
Dom José Falcão (Atual Bispo Auxiliar)
Dom Geraldo do Espírito Santo Ávila : 1990 -2005 
Dom Augustinho Petry  (Bispo auxiliar) 2000 -
Dom Alberto Trevisan  (Bispo auxiliar) 1964 –1966 
Dom José Newton de Almeida Baptista : 1963 –1990 
Dom Jaime de Barros Cardeal Câmara : 1950 –1963 




Santos padroeiros
São João de Capistrano  (1386-1456) – padroeiro dos capelães militares.
São Lourenço de Brindisi  (1559-1619) – foi capelão militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário