sábado, 3 de novembro de 2012

O Fanon Papal - " O Belo salvará o mundo"


O Fanon Papal

Muitos se depararam na Solene Cerimônia do dia 21 de Outubro de canonização de 7 novos Santos com uma nova (se assim podemos dizer) vestimenta do Santo Padre, trata-se do Fanon uma veste que é usada por cima da casula na forma de uma pequena capa de ombros. Mas o que é o Fanon? Somente o Papa o usa?
O “Poesia Católica” esta aqui para explicar de uma maneira bem pratica e fácil.
O Fanon é uma veste Papal, ou seja, somente do uso do Santo Padre nas celebrações solenes, ele representa o escudo da fé que protege a Igreja Católica, personificada no papa. Só o pontífice máximo pode usar o Fanon, pois ele é o chefe visível da Igreja de Cristo.E muitos podem pensar que foi uma criação ou um capricho de Bento XVI, mas não é uma veste nova criada por Bento XVI, mas trata-se de um paramento antigo que acabou caindo no desuso. Se olharmos para os antigos Papas veremos o uso desta insígnia Papal, o ultimo Pontífice que usou esta vestimenta foi o Beato João Paulo II em uma visita Apostólica em 1980 e com o passar dos anos acabou não sendo mais utilizado até os tempos atuais.
Quantos podem achar que pode ser ate mesmo um exagero do Papa Bento utilizá-lo nos tempos atuais, tidos como tempos modernos, mas prefiro, porém dizer que a Igreja só tem a ganhar quando ela valoriza seus “Sinais Litúrgicos”, pois muitos de nossos fieis estão famintos de Liturgia, de amor pela Igreja, de beleza em suas celebrações e o que vemos neste tão Santo Papa é o amor pela Igreja e seus valores sejam eles litúrgicos, de fé ou morais, e por fim para terminar uso uma bela frase peço e desculpas, pois não me vem a cabeça o autor: “O belo salvará o mundo!”.

Junior Diniz



Papa Paulo V
Papa João Paulo II
Papa Bento XVI



Um comentário:

  1. Muito boa sua iniciativa meu amigo, um blog muito abençoado que tenho certeza que será muito útil na evangelização, para que este ano da fé seja muito fecundo!

    ResponderExcluir