quinta-feira, 30 de abril de 2015

Catequese: A importância da ressurreição de Cristo


Marcos Rocha
Seminarista da Arquidiocese Militar do Brasil 


Amados irmãos.

Eu me chamo Marcos Rocha, sou seminarista da Arquidiocese Militar do Brasil, e curso o 2º ano de Teologia, no seminário interdiocesano Maria Mater Ecclesiae do Brasil, em Itapecerica da Serra, São Paulo.
É com alegria que venho a este Blog como colaborador e divulgador da Palavra de Deus e da Sã Doutrina da Igreja Católica.
Como estamos vivendo ainda os momentos da ressurreição de Nosso Senhor Jesus, vamos meditar algumas catequeses a respeito do tema.




Qual o sentido e a importância da Ressurreição?
 651-658
“Se Cristo não ressuscitou, vazia é a nossa pregação, vazia é também a vossa fé” (1 Cor 15, 14). O catecismo  da Igreja Católica ensina que a Ressurreição constitui antes de mais nada a confirmação de tudo o que Jesus fez e ensinou. Todas as verdades, mesmo as mais inacessíveis ao Espírito humano, encontram sua justificação se, ao ressuscitar, Cristo deu a prova definitiva, que havia prometido, de sua autoridade divina.
A Ressurreição de Cristo é cumprimento das promessas do Antigo Testamento. Prova disso é a passagem do Evangelho de São Lucas, no capítulo 24, 13ss, que narra a aparição de Jesus aos dois discípulos que iam para Emaús, de como lhes ensinou sobre as escrituras, desde Moisés, os profetas e toda a Escritura. 
A Ressurreição é o culminar da Encarnação. Ela confirma a divindade de Cristo, e também tudo o que Ele fez e ensinou, e realiza todas as promessas divinas em nosso favor. Além disso, o Ressuscitado, vencedor do pecado e da morte, é o princípio da nossa justificação e da nossa Ressurreição: a partir de agora, Ele garante-nos a graça da adoção filial que é a participação real na sua vida de Filho unigénito; depois, no final dos tempos, Ele ressuscitará o nosso corpo.
 
1. A Páscoa é a festa mais importante do ano
ü A festa da Páscoa comemora o triunfo de Jesus Cristo     ressuscitado: é o culminar da nossa Redenção e o que confirma a nossa fé.
ü A ressurreição de Cristo é fundamento da religião cristã, porque é o argumento principal da sua divindade e da verdade da nossa fé.
2. A ressurreição de Cristo é um facto histórico
ü É um facto histórico que muitas testemunhas puderam comprovar porque, o que antes tinha morrido, aos três dias apareceu-hes vivo e com o mesmo corpo, agora glorificado.
ü A ressurreição de Cristo transcende a história, porque este     milagre, testemunhado pelos anjos, por Cristo e pela Escritura, é a confirmação da divindade de Jesus e da verdade de sua doutrina.
3. A Páscoa é o triunfo de Cristo
ü A Igreja celebra a ressurreição durante a noite de sábado a     domingo: a Vigília Pascal.
ü É a "noite sacratíssima", em que se acende o círio pascal, que    simboliza a luz de Cristo; as leituras bíblicas relembram as grandes      intervenções de Deus com o homem, desde a criação até à redenção; se renovam as promessas do baptismo.
4. Jesus Cristo vive e é o fundamento da vida cristã
ü O círio pascal recorda que a luz do mundo é Cristo, que morreu mas ressuscitou, e vive e permanece connosco na  Igreja e na Sagrada Eucaristia.
5. Cada domingo celebramos a ressurreição de Jesus Cristo
ü Jesus Cristo ressuscitou no Domingo da Ressurreição. Por isso lhe chamamos domingo ou dia do Senhor: porque ressuscitou Jesus.
ü Mas é tão grande o milagre da ressurreição que, não só o celebramos nesse dia, mas todos os domingos do ano. Cada domingo os cristãos vão à Missa para celebrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Assim na sua Ressurreição a verdade da divindade de Jesus é confirmada. Disse Ele: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que EU SOU” (Jo 8, 28).

Finalmente, a Ressurreição de Cristo – e o próprio Cristo ressuscitado – é principio e fonte de nossa ressurreição futura: “Cristo ressuscitou dos mortos, primicias dos que adormeceram… assim como todos morreram em Adão, em Cristo todos receberão a vida” (1 Cor 15, 20-22). Na expectativa desta realização, Cristo ressuscitado vive no coração de seus fieis.
No Domingo de Páscoa o Senhor ressuscitou como tinha predito. “O sepulcro vazio e os panos de linho no chão significam por si mesmo que o corpo de Cristo escapou as correntes da morte e da corrupção pelo poder de Deus” ( CIC 657).  A Ressurreição de Jesus Cristo é a festa das festas, o centro ou ponto de referência de todas as celebrações cristãs, a Páscoa ou passagem do Senhor, é o triunfo definitivo de Deus sobre a morte e o pecado entre os homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário