terça-feira, 2 de junho de 2015

O Dom das lágrimas



Por: Junior Diniz

                 É um pouco difícil falar sobre este tema tão complexo para nós, as lagrimas. Às vezes elas vêm de sentimentos bons, momentos alegres. Quem nunca chorou ao receber algo de alguém que tanto ama? A alegria é tamanha que você chora de alegria. Não sabe como expressar o grande sentimento que esta pulsando de seu coração, mas seu coração sabe como, ele usa das lagrimas para se expressar. As lagrimas representam muitas coisas em nossa vida, como por exemplo, você esta andando pela rua e de repente um cisco, uma poeira entra em seu olho, o que seu organismo vai fazer? Tentar de todo custo tira-lo dali, para isto ele usará as lagrimas.
                Pois bem, as lagrimas são um dom precioso, dom que usamos para expressar de maneira clara o que estamos sentindo, só que na maioria das vezes essas lágrimas não vem acompanhadas de sentimentos felizes, elas vem acompanhadas de tristezas. Existem lagrimas solitárias, estas só nos a presenciamos na solidão de nosso quarto apenas tendo como companhia o travesseiro e Deus. Ah, como essas lagrimas doem não é verdade? São banhadas de sofrimentos e tristezas. Deus sabe como elas pesam, Deus sabe o quanto elas te machucam, mas Ele também sabe que elas te farão forte! Essas lágrimas são a expressão de nosso coração querendo colocar para fora toda a tristeza e angustia que estão nele presos.
                Vivemos em um mundo egoísta, pessoas que não se preocupam com quem esta ao seu lado, sofrendo, chorando, um mundo em que só me preocupo em ganhar, subir na vida a todo custo, mesmo que isto custe as lagrimas de outros. Não esta certo! Não! Vejamos o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele vendo a dor daquela família que perde seu ente querido se compadece deles e ressuscita Lazaro, mas antes disto nos diz às escrituras que Ele chorou, o Verbo Encarnado experimentou o dom das lagrimas, ele experimentou a dor da miséria humana ao se sentir triste quando viu seu amigo morto. Mas, Jesus só ressuscitou Lázaro, porque viu fé no coração daquela família! É esta palavrinha de duas letras que você deve sempre lembrar, Fé! O milagre só poderá ser feito em sua vida quando você tiver a fé necessária, não uma fé mole, ou fria, mais uma fé firme. Jesus não operou milagres em corações duros, egoístas, mesquinhos, mas sim quando viu a fé no coração daqueles que o procuravam.
                As lagrimas devem nos conduzir a esta fé. Jesus faz morada em um coração quebrado, chagado, desolado. Ele faz ali sua manjedoura, Ele nasce e traz de volta a esperança, Ele fará de suas lagrimas de tristezas, lagrimas de alegria, mas você deve crer Nele, crer que é possível converter a dor em alegria. Deixe Cristo lhe ajudar neste processo do dom das lagrimas, deixe-se tocar pelo divino, você não esta chorando só, Jesus Cristo seu salvador esta ao seu lado, te consolando, lhe ajudando a carregar a cruz pesada, Ele é o seu Cirineu, Ele te da força, acredite!
                Lembro-me de um fragmento da oração Eucaristia III do Missal Romano, ela nos lembra de nossos falecidos, de quantas vezes choramos ao passarmos pela dor da perda, mas a oração nos recorda de que não estamos sós, nossas lagrimas não irão cair não chão, o nosso bom Deus não deixará Ele mesmo as enxugará, pois, “esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória, quando enxugardes toda lágrima dos nossos olhos.”
                Amigos as lagrimas nos ensinam, nos ajudam, nos recordam, elas nos aproximam de Jesus, o Santo Padre o Papa Francisco em um de seus discursos nos lembrou de que muitas vezes as lagrimas são os ósculos que nos fazem enxergar a Jesus. Que esta meditação nos ajude a entender melhor este dom precioso que Deus nos Deus, afinal, tudo é dom de Deus! Termino este artigo com as palavras de um Arcebispo muito conhecido chamado Dom Fulton Sheen que diz: "Coisas partidas são preciosas. Nós comemos o pão partido porque partilhamos a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Flores partidas dão perfume. Incenso partido é usado em adoração. Um navio partido salvou Paulo e muitos outros passageiros para Roma. Ás vezes, a única maneira que Deus tem para entrar em algum corações é partido-os.” Saibamos ver Jesus Cristo através das lagrimas, completemos em nós sua Paixão, entreguemos a Ele nosso coração e angustias, o vejamos através de nossas lágrimas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário