quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Celibato: Um amor exagerado, um amor de cruz!



Queridos amigos, louvado seja Deus que nos cumulou de um amor tão puro. Sei que muitos devem já estar fartos de ouvir falar sobre castidade, mas queria eu falar de uma maneira diferente hoje, usando alguns versos de uma música, “Exagerado – Cazuza”, usando os ensinamentos da Igreja e a Palavra de Deus. Pois bem primeiro o que é um amor casto? Vai dizer a Santa Igreja que o “amor casto é aquele que procura se defender das forças internas e externas que procuram destrui-lo”(§ 2238). Enfim, é aquele amor que recusa tudo aquilo que o afasta do verdadeiro Amor, aquele amor que não aceita ser um objeto. Mas, espere? Usar Cazuza numa palestra sobre castidade? Meio controverso não? Sim, é! Mas, nada melhor que uma poesia sincera para que nademos hoje nós contra a corrente mundana, que tal purificar nosso coração da malicia experimento verdadeiramente “Um amor exagerado! A castidade!”. Reflitamos três pontos que irão nos ajudar. “Amor da minha vida, daqui ate a eternidade”, “Ate as coisas mais banais” e “Por Você eu largo tudo!”

    "Amor da minha vida, daqui ate a eternidade...."

Esta bem povo de Deus, como dizer de castidade usando a música de um cantor que morreu de AIDS? Meu Jesus este cara é louco, que escândalo! Busquemos a Verdade com alguém que caiu no erro de buscar um amor interesseiro, momentâneo, um amor mundano, "amor inventado" e não o verdadeiro Amor, aquele Amor que se deu no exagero da cruz! Amigos, Jesus foi um homem “exagerado”, um homem que amou incansavelmente a todos, olhemos para a figura deste “Homem exagerado”, Ele amou um publicano e o chamou à segui-lo, amou a Pedro, meu Deus ele o traiu! Amou a Judas, aquele que o traiu e entregou a morte. Amou a Tomé, mesmo sabendo que Ele tinha fraqueza em acreditar! Jovens, Jesus foi exagerado no Amor, exagerado por que nos ama tanto que chamamos sua morte e sofrimento de Paixão. Ele quer dar este Amor a você, porque Ele te ama exageradamente, te ama desde “aqui”, por mais pecados que você tenha cometido, e te amará “até a eternidade”, onde Ele te preparou um lugar. Ele nos provou este amor exagerado se entregando a Cruz, Ele não desistiu em sua dor, foi até o fim! Por que você não pode ir também e aceitar este “Amor exagerado” de tão puro? E dizer a todos eu achei o “Amor da minha vida” e vou ama-lo “daqui ate a eternidade”.

Exagerado chegando “Ate as coisas mais banais?” Afinal quem manda em você?

Quem não quer ser feliz? Que não busca alguém que lhe complete? A felicidade é a coisa que nós mais procuramos, só que muitas vezes nos desviamos no caminho quando fazemos esta busca, chegando a experimentar coisas tão “banais” que acabamos por inverter valores em nossa vida, mas cuidado! Não deixe-se desviar das coisas de Deus, não deixe-se enganar pelo “pai da mentira”, podemos dizer que o poeta desta música se desviou do “Amor exagerado”, afinal ele teve uma educação católica, já que sua mãe é uma mulher de grande fé. Deixou-se seduzir pela fama e o prazer fácil. Mas como não desviar do caminho? Simples, me guardando. Vai dizer à doutrina da Igreja no Catecismo, quando explica porque ela é contra o sexo antes do casamento, “porque ela quer proteger o amor. Uma pessoa não pode doar nada maior à outra do que a si mesma”. Jovem, guarde este amor puro, guarde sua pureza, não se deixe enganar. Não se deixe escravizar por seus impulsos, afinal quem é manda, são seus desejos ou seu coração? Se acaso for seus impulsos tenho que lhe dizer, você se tornou escravo, foi fraco e não teve coragem de nadar contra a corrente, afinal alguns nem tentam nadae, pois acham perda de tempo e mais fácil se entregar ao prazer. Mas, se for seu coração que dita as regras, lhe digo com alegria, você verdadeiramente compreendeu o que é um amor sadio, um amor “exagerado” de tão puro!

 “Exagerado (...) Por você eu largo tudo”;

Enfim, chegamos ao final de nossa reflexão sobre a castidade como um Amor “exagerado” e tão puro. Caros jovens, desde o momento que você aceita que seu corpo é um templo santo e que você deve respeitar aquele(a) que Deus colocou em seu caminho, você começa a viver junto ao amor “exagerado” de um Deus que lhe criou para ser feliz. Ser casto não é ser triste, ou andar de cabeça baixa com vergonha. Ser casto é mostrar ao mundo que você pode viver sim de maneira santa, que você não é irracional ao ponto de viver escravo de seus desejos. Ai vocês me perguntas, mas qual é o prêmio disso tudo? Eu lhe respondo filho, a felicidade. A felicidade de um dia achar alguém que como você também compreendeu que deveria ser também “exagerada” e que nadou contra a corrente mundana e se guardou para Deus, ou para aquele(a) que Deus escolheu para você. E assim um dia vocês juntos vão poder dizer um para o outro, “Por que você eu largo tudo”, tudo mesmo, o pecado, as seduções, por você eu deixarei meus pais, para que juntos construamos nossa felicidade baseada no “Amor exagerado” a Deus e no amor e na fidelidade de um para com outro, sendo assim concluir dizendo olhando nos olhos da pessoa amada, estaremos juntos “daqui até a eternidade”, pois o meu sim a você será pautado na fidelidade. E aqueles que decidiram se guardar totalmente, não se casando se consagrando a Jesus e a Sua Igreja possam dizer. ou melhor, gritar ao mundo “por Eles eu largo tudo!, dinheiro, carreia, canudo” e deixo para trás “as coisas mais banais”, por que eu achei o Amor puro, um amor “exagerado” que me amou por primeiro.



Jovens vale a pena, é possível, não é um sonho distante e muito menos uma utopia, é um sonho que deve ser sonhado hoje, a castidade é uma realidade palpável que pode lhe trazer segurança e felicidade, mas somente quando voltamos nosso coração para as coisas de Deus e usamos as armas certas como a oração, a meditação da palavra de Deus a adoração ao Santíssimo, usando estas armas poderemos chegar aonde os Santos um dia chegaram, afinal eles eram homens como nós. Repletos de desejos, mas se decidiram por Cristo! Olhemos a São José, ao qual o Sagrada Escritura o traz como “homem Justo” e os santos padres nos ensinam que ele era acima de tudo um homem “puro e casto”, peçamos a São José a força necessária para guardar nossa pureza para Deus, para o dia de nosso matrimônio e que a Virgem Maria nos ajude a trilhar este caminho de pureza. 

Por: Junior Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário