5 coisas que você não sabia sobre a água benta
Papa Francisco asperge o povo durante o ato penitencial da Santa Missa de São Pedro e São Paulo na Basílica Vaticana |
Vamos mostrar a você caríssimo leito alguns dos benefícios que água benta trás a nós cristãos, que desta maneira possamos usa-la melhor para nos aproximarmos ainda mais dos sagrados mistério de Jesus Cristo nosso Senhor.
A água benta é provavelmente um dos sacramentais mais conhecidos da Igreja. Não confundam sacramental com sacramento. Sacramental é um sinal sagrado segundo o modelo dos sacramentos, mediante o qual significam efeitos obtidos pela intercessão da Igreja.
Alguma vez já se perguntou desde quando a Igreja usa água benta? Porque sempre a encontramos na entrada das igrejas? Estas e outras perguntas estão respondidas aqui!
Conheça 5 coisas que você não sabia sobre água benta:
1) Sua origem
Se pode dizer que a origem da água benta remonta os tempos de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque Ele mesmo abençoou as águas. Mais adiante, o Papa São Alexandre I, que exerceu seu pontificado desde 121 d.C. até 132, determinou que o sal seria posto na água, enquanto as orações são ditas normalmente pela igreja. Os judeus colocavam cinzas na água, por isso São Clemente dizia que o que o que estava sob a antiga lei era a cinza, sob a graça, o sal.
2) Por que tem água benta à entrada de algumas igrejas?
A água benta é colocada ali para nos persignarmos (fazer o sinal da cruz na testa, lábios e peito) com ela ao entrar no templo e sermos abençoados por Deus, com o sinal da Cruz. Assim entregamos todos os nossos sentidos a Ele, em Sua casa. Quando entramos na Igreja devemos pedir para que o Espírito Santo ilumine os nossos corações, infundindo neles aquele santo temor, piedade, silêncio e reverência, que cabem àquele santo lugar.
3) Como foi introduzido o uso da água benta na Igreja?
Foi em substituição à uma antiga cerimônia judia em que, antes de entrar na oração, se lavavam pedindo a Deus que os tornasse limpos. Para lembrar essa figura, os sacerdotes católicos primeiro abençoam a água, como um rito que ainda se mantém.
4) O que simboliza a água benta?
A água benta simboliza o suor de Nosso Senhor Jesus Cristo no horto e o preciosíssimo sangue que molhou seu rosto, na agonia.
5) Que efeitos tem a água benta?
Tradicionalmente se sabe que a água benta tem os seguintes efeitos:
– Afugenta toda potestade demoníaca sobre as pessoas e lugares que onde ela é lançada.
– Apaga os pecados veniais.
– Afugenta toda sombra, nuvem, fantasia e astúcia diabólica.
– Encerra as distrações da oração.
– Nos dispõe, com a graça do Espírito Santo, a uma maior devoção.
– Infunde em nós a virtude da benção divina para receber os sabramentos, para o administrá-los, e para celebrar os divinos ofícios de Deus.
Muito boa essa informação eu uso sempre agua benta em mim, em casa e a tenho sempre comigo. E se as pessoas soubessem teriam sempre. Lembro de uma amiga que vivia muito perturbada e que um dia veio me visitar e pediu que eu orasse por ela, fiz a oração e joguei agua benta nela, ela ficou brava comigo. Esse é o primeiro sinal de que a agua benta liberta do maligno, na hora ela manifestou raiva, porque era o inimigo que não queria deixa-la, mais o poder de Deus é maior e liberto-a porque, logo ela ficou calma e feliz. Eu só tenho que agradecer a Deus pelos seus ensinamentos e sabedoria, é um ato simples, mais eficaz para expulsar o inimigo onde não é chamado rsrs.
ResponderExcluirOla Fal, muito obrigado por seu comentário muito me alegra ao ver que as postagens do Blog tem ajudado a muitos cristãos a redescobrirem a fé cristã católica! Deus abençoe! Espero que goste das próximas postagens!
Excluir